sexta-feira, 22 de abril de 2011

A pirataria é um dos temas mais polêmicos para os cristãos. É um assunto frequentemente posto debaixo do tapete, esquecido e não debatido. A maioria das pessoas faz vista grossa e não quer tomar partido nem a favor, por medo de retaliações ou por estar com dúvidas, nem contra, pois, afinal, quase todo mundo baixa suas músicas da internet, não é?



Nos últimos dias, tenho pensado bastante a respeito desse tema. Após alguns momentos de muita dúvida, me fiz a seguinte pergunta:

Como falar de atitudes corretas ou erradas dentro de um 
mercado cristão cuja lógica é capitalista? 

Um paradoxo, não? Como uma visão cristã, necessariamente altruísta, poderia ter parte com a lógica de um mercado em busca de mais e mais lucro? Nesse ponto, percebi que os sujos estavam falando dos mal lavados. Alguém poderia questionar: por que você faz engenharia, em vez de trabalhar como um ajudante de pedreiro, já que o lucro não importa para você? A resposta é simples: porque eu não decidi ser engenheiro em nome de DEUS e de um Evangelho a ser pregado. O que acontece hoje é que muitos cantores já não são divulgadores da mensagem da cruz, mas meros profissionais. Ora atores, ora animadores, raras as vezes pregadores. Não é ruim ter lucro pelo seu trabalho, mas cantar "para Deus" (como muitos dizem) é trabalho?

Ora meus caros,

Só me veio um pensamento após isso. Pra variar, outra pergunta:

Quais os princípios devem nortear um cantor/banda cristão/ã ? 





Pirataria é crime.

Ser crime ou não está nas mãos do cantor/banda: o verdadeiro cristão não deveria permitir a divulgação do excedente de "suas" obras gratuitamente? A partir do momento que ele permite, deixa de ser crime.

É muito trabalhoso

Graças a Deus que a sua cruz é estar num estúdio gravando canções...

Pessoas venderão as copias gratuitas

Ainda pro cristão é vantagem, mas pra quem vende ou compra, engodo!

Se eu não baixasse, também não compraria.
Como diria um colega meu: isso se chama USURA!
O interesse do cristão é futuro: vida eterna.
O cristão deve ser altruísta, não capitalista.
Será que eles já não tem, mesmo com a pirataria tudo que precisam para viver, e bem? Precisam de mais?
Proibir alguem de ouvir o evangelho por não pagar, não seria injustiça? Para um cristão de verdade, não mais vale perder a ganhar? Perder para que outro posso ouvir a música, claro que num contexto em que o próprio cantor já tenha o que precisa. As gravadoras já não tem o suficiente para se manter? Elas devem ir pela lógica altruísta ou capitalista?

da mesma maneira que o DG ouviu o dvd e falou "Jesus te ama", algumas pessoas podem ouvir DVD ou CD pirata e conhecerem a Palavra.

Porque os que proibem downloads não pensaram nisso? Por que não doam suas canções? Qual a lógica deles?

Não é problema se ter dúvidas, o que não se pode é morrer com elas! Pensar é fundamental. Discutir, mais ainda. Discordar só vem acrescentar. E assim, o mundo continua girando...

0 comentários:

Postar um comentário