segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Batendo nas divagações com artefatos pré-históricos

Ainda num pensamento de quinta passada, pude conceber a existência de dois tipos de pessoas: aquelas que levam a vida da maneira mais prática possível e as que preferem divagar dentro de si com suas idéias. Não sei o por que, mas acho que infelizmente eu cai na caixinha que vinha escrito "Para divagações", no momento do meu endereçamento para esse mundo. Venho concluindo a tempos, que aquele que pensa demais cai no buraco pensando ainda num meio de desviar-se dele. Nesse ponto, os práticos saem-se tão bem. Ai eu me questiono: no mais puro instinto prático os animais sobreviveram até hoje. Será que parar para pensar é uma perda de tempo? Mas, ai me sobrevem o dilema: o homem é o único animal pensante do universo [é sim naturalistas...] e acabou por subjugar todos os outros. Então, até que o pensar não foi de todo ruim. Pois bem, saibas que uma vez caido naquela caixinha, meu amigo, tardará o dia em que possas sair do teu limbo, que não é mal, mas também não lhe é de todo um bem.

Mas, voltando ao dia chamado hoje, uma e somente uma coisa eu posso afirmar sobre mim: estou muito doente. Perdoe meus assíduos leitores, o meu blog passou por um período das trevas e, não, dessa vez não foi culpa da Igreja Romana. Esse fim de semana tive que me ausentar por causa de uma viagem. E como é de se presumir, não havia internet num raio igual ao raio da Terra. É, eu tava mesmo no fim do mundo ou talvez dentro de um buraco perdido no espaço-tempo. Mas, eu não sou viciado em internet a ponto de pirar pela falta dela num fim de semana. O problema foi a estrada. A pior qualidade de estrada: cheia de buracos. Vocês já viram um batedor de carne, geralmente usado pra amaciar bifes "duro-de-morrer"? Se não viram, serve esse pré-histórico ai da figura. Pois bem, é como se tivessem pegado um daquele e me dado uma surra.  Infelizmente, aguardo isso passar...

Ultimamente tenho tido muitas idéias para esse blog, mas são tantas, que me detenho a escrever as que lembro agora...Perdão meus caros.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quando o poente faz todo o sentido

Percebi algo que não é muito legal.

Na verdade, me lembrei que sou muito esquecido. Lembrei-me também que tinha acordado comigo mesmo sobre escrever o texto do blog sempre a noite para fazer um apanhado do meu dia. Mas, então percebi que se eu deixar pra muito tarde, eu esqueço do que aconteceu. Que coisa hein?!...

Nossa...hoje de manhã quase que me matam. Eu na minha constante falta de juizo, acabei por defender uma máxima, numa conversa com um colega, de que o programa do Ratinho foi e é o melhor programa da televisão brasileira. Fui mais do que ralhado. Fui levado a sério. Na falta do que falar, ainda discutimos sobre a manipulação da mídia no Brasil e temas correlatos, como qualidade dos programas da TV. Não façam isso meus caros leitores, não defendam máximas a qualquer custo. Nesse mesmo período do dia, convidei alguns [pouquíssimos] amigos pra acompanhar meu blog. Nesse ensejo, comparei o que escrevo aqui com um Vlog, que é um blog de vídeo. Não tenho muito compromisso com o texto, nem com a linguística, semântica e áreas correlatas que provavelmente a minha escrita fere sem dó nem piedade, mas faço o texto com um efeito de corte, assim como nos vídeos.


Bom, caríssimos, à tarde aprendi algo muito interessante: "Na dúvida do que fazer entre duas ou mais opções, sempre escolha a que vá contra os interesses da sua preguiça." Isso foi importante, pois me animando para trabalhar, creio ter descoberto a solução para consistir melhor meus dados, que comentei no post anterior.


Assim, finda-se meu dia. Não muito agitado. Minha noite como todas: na busca de sempre melhorar...
 
No mais tardar, na tênue divisão dos céus e da terra, a gente se despede do dia. Mas, a despeito de todos os fenômenos físicos intrínsecos ao processo, de modo simples, a felicidade está em saber que repousa em seus braços um grande amor.

 ---------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A acupuntura do magnetismo que desnorteia a bússula

Sem muita vontade de escrever hoje.


Está cada dia mais perto, e a gente está organizando a viagem. Olhando os custos e benefícios de se comprar determinado móvel ou eletrodoméstico pra a futura casa.


Bem, percebi que escrever muito é muito chato. Primeiro que nem eu mesmo vou ter paciência de ler tudo isso aqui depois, mesmo durante o momento mais nostálgico possível.


Hoje, soube que não vai dar pra fazermos a camisa da qual falei ontem. Que pena, aqui em Barreiras não há tecnologia suficiente para estampar o desenho que gostariamos. Iria ficar tão legal... Mas uma notícia boa recebi agora de noite: não vamos fazer prova de Economia I. Nós vamos dar aulas de reforço de cálculo para a turma, composta na maioria por pretensos administradores. São calouros que ainda não viram as disciplinas de Matemática I e II e que têm enorme dificuldade de acompanhar os raciocínios de micro-economia. Bom pra 'nóis'.


Hum, hoje também li um novo livro. Falava sobre acupuntura. Muito legal, linguagem pra leigos. Deu pra conhecer a história, a ciência e as principais características desse tratamento médico oriental.


De resto, ultimamente, parece que minha bússula está apontando sempre pra oeste sob a ação de uma campo magnético que não sei afirmar de fato a origem...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Do meu mundo, da inteligência e dos espectros de emissão

Já é noite aqui no meu mundo.


Não posso reclamar desse meu dia. Nada de ruim me aconteceu, até agora. Não, isso não é uma neurose. Mas, todos gostamos quando, mesmo que nem tudo dê certo, pelo menos que não dêem errado. Algo não tão legal me aconteceu ontem mesmo. Meus dados não estavam consistentes. Poxa vida, venho trabalhando a tempos, mas não foi desleixo meu. Os dados iniciais do meu trabalho já vêm errado "de fábrica". Quer dizer, o bendito do satélite que uso pra saber as altitudes da região não é lá tão preciso, muito menos a hidrografia mapeada pelo governo. Fazer o que? Erros inerentes ao processo. É assim que se trabalha na área acadêmica. Corrigindo os erros que se pode, mas aceitando alguns deles... Fato é que minha hidrografia não fala muito bem com os dados do satélite. Tenho que pensar agora. Aff, pensar é chato, mas vou fazer pra me sentir inteligente depois.[sic]


 Essa questão de inteligência é algo interessante. A maioria insiste em dar o 'título' de inteligente àquele indivíduo ou 'indivídua' que manja muito de fazer conta, ou mexe com umas 'coisas meio doidas' (lê-se equações e/ou funções) ou até mesmo que é doido(a). Resumindo, inteligente seriam os caras da exatas. Ora, eu sou das exatas e por isso tenho conhecimento de causa pra escrever o que se segue. Pra você entender meu conceito de inteligente, saiba primeiro que pra mim o Silvio Santos, por exemplo, é um gênio. Mais nomes: Ed Motta, Tom Jobim, Gonzaguinha e correlatos. Não é só questão de talento inato, é pura inteligência. É saber usar o cérebro pra coisas que não são fúteis. Pronto, de uma maneira natural acabou de surgir meu primitivo conceito de inteligência. Mas se é pra escolher algum dentre os inteligentes, eu escolho o que sabe argumentar, trabalhar conceitos. Esse, por sinal, é mais próximo das ciências humanas que de qualquer outra ciência. Para mim, um gênio 'das humanas' tem mais valor que um gênio 'das exatas'. Exatamente porque, na maioria das vezes, o que tem raciocínio lógico-matemático avançado não se presta a ler bons livros e se debruçar sobre o pensamento humano. Talvez isso se dê a partir da nossa era, a era tecnológica. Cada vez mais, estamos trabalhando em áreas tecnologicamente avançadas e específicas, deixando de lado o estudo dos conceitos, tão bem manipulados pelos 'caras das humanas'. Antigamente, até onde meu fraco conhecimento histórico pode inferir, a realidade era outra. Não havia separação. O mesmo que postulava na matemática estava filosofando e lançando bases importantes para Física ou Química e até mesmo na sociologia, economia etc. Hoje os engenheiros, matemáticos, químicos, biólogos, físicos e companheiros afins saem de uma universidade 'bitolados', isto é, lhes interessa apenas a sua 'área' de atuação, e nada mais. Não se trata de querer possuir conhecimento vertical de toda a natureza, incluindo a natureza imaterial do ser-humano. Se trata de entender horizontalmente cada parte desse nosso mundo e até de nós mesmos, não lhe impossibilitando de mergulhar a fundo num tema que lhe apraz. Uma mente que se prende a apenas aquilo que gosta, de uma forma muito específica, limita-se no seu mundinho.


Mas, acredito que uma ser humano possa desenvolver-se cognitivamente de uma maneira completa ao fazer a junção do seu raciocínio lógico-matemático com a habilidade de desenvolver e discutir conceitos. E nesse ponto é interessante o que vou falar. Um indivíduo 'das exatas' tem muito mais chance de desenvolver seu lado humanístico do que o 'das humanas' desenvolver habilidades matemáticas mais apuradas. Infelizmente, os gênios matemáticos se perdem tanto na sua soberba que desprezam qualquer outro tipo de conhecimento em outros temas. Ou talvez, os 'humanos' [sic] se fecham tanto no seu medo e repúdio pelas ciências exatas que tornam-se mentalmente incapazes de aprendê-la. Não sou Freud, mas se fosse trataria logo de juntar alguns pacientes pra estudar esse tipo de fenômeno.


Na verdade, não sei se tudo isso realmente é assim, ou se é apenas uma percepção do meu mundo, que é bem pequeno. Enfim...

Fato é que o meu dia foi tão vazio de coisas que resolvi falar do que veio à mente agora. Mas, lembrei de algo. Hoje, estavamos eu, o Israel e o Diego (colegas da univ.) bolando um modelo de camisa pra nós usarmos na facul. A idéia é utilizar os espectros de emissão dos elementos urânio, flúor e bário, cujas siglas na tabela periódica formam a sigla da universidade: U F Ba. [risos]


Só pra ter uma idéia, veja abaixo o espectro de emissão do Urânio:


 Figura 1 - Espectro de emissão do Urânio.

Pois bem, vão ser 3 desses...

Praticamente já terminamos o projeto elétrico (eu e o Samuel). Agora, falta o de água fria. Já dei uma lida no assunto e retomei esse texto agora, umas 3horas depois de tê-lo começado. Quero que chegue logo dia 27 pra eu poder pegar livro na biblioteca. Fiquei quase o semestre inteiro sem poder pegar livro [multa][risos]. Tenho que terminar os resumos de 7 capítulos para a disciplina de Economia. É assim que vou terminar a maioria das disciplinas para poder acabar o semestre antes e poder viajar. Aliás, explico agora essa passagem. A universidade ficou paralizada uma porrada de meses. Foram atrasaram os semestres subsequentes. Assim, vou ter que me mudar antes do semestre aqui terminar.

Bom, já está quase na hora de durmir. Não sei o por que, mas tenho sono de dia e falta de sono à noite. Não é insônia, porque se eu deitar eu durmo, mas é falta de disposição para durmir, se é que isso existe.

See ya! fui...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A água que Freud bebeu vale mais...

Mais um dia na disciplina de escrever.

Estou no laboratório de Hidráulica aqui do Instituto. Gosto muito do meu trabalho. Afinal, minhas ferramentas de trabalho são basicamente virtuais. Algo muito bom me aconteceu recentemente: ganhei meu TCC (trabalho de conclusão de curso). Isso mesmo, o professor orientador do projeto que trabalho me concedeu a oportunidade de melhorá-lo. Coisa melhor não poderia ser. Agora não preciso ficar na dúvida sobre o tema do trabalho, nem horas e horas gastas pensando no 'esqueleto' do mesmo. Tenho muita coisa já adiantada e é algo que gosto de fazer. A saber, é na área de Recursos Hídricos.

Faltam agora somente 27dias...o cronômetro está rodando. Agora mesmo, enviei um e-mail pra uma imobiliária acerca de uma forma de pagamento que seja a melhor para nós, reles estudantes. Pra quem não sabe, geralmente o meio mais comum de se alugar casa por imobiliária é mediante um fiador. Esse é o cara. Sim, pra alugar pra 'quelas bandas o fiador tem que ser mesmo o cara... Tem que morar na ilha, além de ganhar 4x o valor da parcela. Putz... isso numas contas rápidas vai dar uns R$ 4.000,00! Isso é até desanimador... Mas, como dizia Chicó, "Pra tudo dá-se um jeito, exceto pra morte". Pretendemos alugar direto com o proprietário (algo muito difícil) ou pagar com uma caução. Se isso der certo, despreocupo-me bastante.

Bom, estou esperando meu almoço chegar. Meu pai vai trazê-lo. Hoje o professor vai olhar meu trabalho e verificar se os dados estão consistentes. Caso esteja tudo certinho, hoje à tarde já passo pra uma segunda etapa.

Mas continuo inquieto com algumas coisas...
Mas continuo ansioso por outras...
Acho que vou continuar minha leitura de Freud mais tarde, a depender do caso.

Aliás, meu interesse de ler Freud se deu apenas como uma tentativa de entender o universo da psicanálise. Quero verificar se, de fato, há possibilidade de existir curas por sugestão nos inúmeros cultos das mais variadas religiões. Você até poderia dizer que sim. Mas baseado em que? em quem? Ouvir líderes religiosos e teólogos nunca me pareceu algo muito confiável, quando se trata desses assuntos. Primeiro que dentre esses, existem os enganadores, os quais tem pleno interesse em fazer o indivíduo desviar-se do seu caminho (o da Verdade), fazendo acreditar em algo que seria comprovado cientificamente. Segundo que esse grupo, na maioria das vezes, não tem o conhecimento adequado sobre o tema e, mesmo tendo, teria interesse em provocar engano através de sutilezas. Desse modo, decidi estudar por mim mesmo. Saber o que de fato é sugestão e hipnotismo, em que circunstâncias podem ocorrer e quem pode realizá-las, utilizando, é claro, uma fonte que busca puramente a concepção de um tratamento medicinal e não possui fins religosos.

aff...é isso: faço jus ao meu título. ¬¬'

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mãe! Eu quero ser engenheiro SANITÁRIO!!!

Bom, falta menos de um mês para a viagem... Ainda não cairam todas as fichas de que vou morar numa cidade como Florianópolis, nem espero que caiam. Quando pisar em solo catarinense talvez começem a descer na fresta da minha consciência toda essa situação. De longe espero que esta seja a maior experiência da minha vida (até aqui onde vivi) e, sem dúvida, uma experência edificante.

Esses dias antes da viagem estam sendo bem dificeis...tentando terminar o semestre 1 mês antes: 5 projetos pra entregar nesse tempo além de um bocado de resumos... Mas é assim mesmo. Se eu não tenho com que me ocupar, fico doente.

Até agora rondam em minha mente centenas de milhares de dúvidas, tantas quanto dizem ser a idade do Universo... Isso mesmo, sempre fui metido a sabedor, mas nenhuma grana por isso, nem à vista. --' Do fundo do meu coração, espero que dê tudo certo. Que eu consiga terminar todas as 10 (ou 9, nao lembro) disciplinas na UFSC e também conseguir mais 6meses (de bicudo) pra concluir umas 4 disciplinas que faltariam, além do TCC e do estágio. Aqui onde deposito minha maior esperança (você vai dizer: deposite sua esperança em DEUS. Tá cara... é força de expressão...). Caso consiga um estágio, teria grandes chances de ser efetivado. Seria a melhor coisa. Ficaria por lá mesmo. Não dependeria do dinheiro marginal de quem fosse o cedente. Ando pensando em aproveitar as oportunidades. Quero ler mais do que nunca. Aproveitar a biblioteca. Quero ir em encontros/congressos/simpósios/cursos que surgirem por lá.


Ainda sim, tenho outra carta na manga. Se não conseguir emprego em floripa quero partir pra um mestrado. Não é aquilo que eu dou prioridade (o mestrado), mas o que me move é o conceito da Universidade de Viçosa na área de Recursos Hídricos. Vamos lá, pra ser professor...Estude muito, ganhe pouco.

"Mãe! Eu quero ser engenheiro SANITÁRIO!!!"

Figura 1 - Provável área de atuação de um Engenheiro Sanitário e Ambiental


Escrevi pra caramba nisso aqui...tá chegando o dia. tá chegando a hora. A gente precisa encontrar um lugar pra morar! [diga-se de passagem que aprendi a escrever 'a gente' em vez de 'agente' devido a alguem muito especial. ^^ É o amor fruto da Língua]